Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cremepimenta

Sex | 20.10.17

Sobre o Nosso Presidente

Gosto do Marcelo e gosto da forma como ele exerce o cargo de Presidente. 

Ele sim, é um Presidente de todos, que está com todos e em todo lado (confesso que às vezes temo que me caia no prato à hora de refeição, mas adiante), mas às vezes acho que também peca por excesso.

No fundo acho que veio aproximar os cidadãos do cargo de Presidência, dando um verdadeiro sentimento de estado. É só a minha opinião.

Gostei de ver Marcelo a partir para Pedrógão assim que se começou a ter ideia da tragédia, mas  não gostei de ouvir Marcelo na sua primeira intervenção, quando disse que foi feito o "máximo" que se podia ter feito. Quando se perdem tantas vidas é porque não foi feito o máximo e algo falhou. Não foi o Governo que fez cair a ponte em Entre-os-Rios, mas não zelou para que ela não caisse engolindo tantas vidas nas águas do rio.

Já por aqui escrevi, não foi a ministra ou o Governo que ateou os incêndios, mas algo falhou redondamente em Pedrógão e novamente no último domingo em vários pontos do país. Falhou a prevenção e falhou o combate. Falhámos todos, já o escrevi também.

Mas esta semana já gostei mais de ouvir Marcelo. O seu discurso sai depois da tragédia, pensado, estudado e ponderado. Gostei não por ser em si um puxão de orelhas ao Governo, mas porque nas entrelinhas pediu a tal empatia e acção, além da responsabilidade, de que eu escrevia ontem.

E continuo a gostar de Marcelo, o Presidente que não dorme e vai a todo o lado, sempre pronto para dar o abraço e o carinho que falta a muitos dos que nos devem proteger e governar.

Porque o abraço do Presidente não traz as vidas de volta, mas conforta populações tantas vezes esquecidas na certeza de que o país não assobia para o lado enquanto se limpam as cinzas de uma tragédia cujas consequências se vão sentir ainda durante muito tempo.

marcelo incêndios.jpg
Foto: EPA/NUNO ANDRE FERREIRA
(publicada em notícia do DN online)

 

 

3 comentários

Comentar post