Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Creme Pimenta

Qui | 21.03.13

Experiências doces

Sugeria-me uma amiga que criasse um rubrica semanal com as minhas experiências culinárias e respectivas receitas...pareceu-me uma boa ideia.
Então este fim-de-semana (já a pensar na ementa da Páscoa), aventurei-me numa receita de Farófias no Forno. Confesso que nunca tinha provado sequer, portanto não sabia bem qual seria o resultado final, mas doces com ovos eu gosto de certeza e pareceu-me uma boa forma de usar os (muitos) ovos que tenho por casa.
E aqui está (o que sobrou de quando me lembrei de tirar foto, ainda por cima desfocada). A repetir!
 
Receita? (apresenta uma ligeiramente diferente da que fiz, porque acho que estas alterações que pesquisei dão um resultado melhor)

Farófias no Forno


6 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de farinha Maizena
3 dl de leite
canela em pó para polvilhar

Bate-se as claras em castelo e junta-se-lhes 5 colheres de açúcar (a receitaoriginal diz 6), batendo sempre até ficarem firmes e brilhantes.
Num recipiente que possa ir ao forno, dispõe-se as claras em colheradas de maneira a que fiquem pequenos montes e leva-se ao forno
(pré-aquecido a 180ºC) durante cerca de 10 minutos (até ficarem com douradas por cima). Reserva-se.
Num tacho, mistura-se o restante açúcar com a farinha Maizena.
Junta-se as gemas e mistura-se bem.
Junta-se o leite, em fio, e envolve-se bem.
Leva-se a lume brando, mexendo sempre para não pegar, até engrossar um pouco. Pode juntar a este preparado 1 casca de limão para dar sabor e assim que começar a engrossar o creme está pronto.

Retira-se de imediato do lume e rega-se o preparado das claras.
Polvilhar com canela (opcional). Servir fresco.