Governo faz contas à Matemática
«Governo quer perceber o que está mal no ensino da Matemática: "É preciso agir o mais depressa possível"», in O Observador, 28/3/2018
Será que é desta que alguém com poder para decidir vai olhar para os programas e tentar tirar conclusões de todos os rankings (com os quais eu discordo) e classificações feitas com base nas médias?
Será que alguém com poder para decidir vai finalmente ouvir os professores que lutam nas salas de aula para tentar que crianças do 3.° ano consigam sequer perceber a matéria que antes era leccionada no 5.° na tentativa - muitas vezes vã e inglória - que pelo menos eles encaixem o mínimo dos mínimos para passarem nas avaliações?
Será que finalmente alguém com poder de decisão vai perceber que crianças com 8/9 anos não estão ainda preparadas para perceber fracções e afins?
Espero bem que quem tem poder para decidir ouça os problemas da fonte. Dos professores que se debatem com estes problemas nas salas de aula e não se limitem a estudos e relatórios feitos à distância a partir de um qualquer gabinete fechado em torno das suas quatro paredes!